Foi sintonizando antigas rádios comunitárias da região da Penha, bairro da zona leste de São Paulo, que Gustavo Morgado, ou DJ Cyrax, como é conhecido, fez seu primeiro contato com a música eletrônica, em meados de 1997. O interesse cresceu depois que seu vizinho(irmão), Vinícius Vandré, começou a organizar pequenos bailes em escolas.

O interesse pelo Drum & Bass veio mais tarde. “Naquela época, os DJ tocavam de tudo e não havia segmentação dos estilos de música eletrônica”, conta Gustavo. No entanto, entre 1998 e 1999, com o gosto mais apurado para a música, ele definitivamente se identificou com as “batidas quebradas”. Assim como no começo, Gustavo foi atrás de DJs de Drum & Bass, na esperança de absorver o máximo de conhecimento possível sobre o estilo.

Quando o comprometimento com o Drum & Bass amadureceu, Gustavo percebeu que apenas discotecar não era o suficiente. “Passei a me envolver com projetos de divulgação e difusão do Drum & Bass”, diz ele. Entre as iniciativas, Gustavo cita o F.E.V.E.R, o BooBass, The Bass, VAPOUR, e VIBE. Outro projeto no qual Gustavo atuou como colaborador foi no Subway, um clube criado pelos parceiros Maurício S, Rods e Vinícius Vandré. Em 2005, foi idealizador, junto com o DJ e produtor Translate (Cléber Oliveira), do projeto PULSE.

Em 2006, Gustavo ausentou-se da cena Drum & Bass, por conta do período conturbado que o estilo passava. A decisão, porém, não foi uma desistência. Pelo contrário. O hiato foi decisivo para o DJ qualificar seus conhecimentos. “Fiquei ausente para poder estudar mais sobre música, entender como estruturar e institucionalizar a cena Drum & Bass, e ver como angariar empresas dispostas a investir na música e fazer com que o estilo fosse mais difundido”, afirma.
De volta ao cenário Drum & Bass – do qual, na verdade, nunca foi embora – Gustavo Morgado passa a integrar o projeto Drumnbass.com.br. Mais uma amostra de sua dedicação à difusão do estilo musical que o arrebatou quando era mais jovem na Penha.

DJ Cyrax nas mídias sociais:

Facebook:
facebook.com/cyraxmusic

Soundcloud:
soundcloud.com/cyraxdj