Essa matéria é uma parceria com o portal Housemag.com.br

Por: Lucas Portilho de Faria Cunha
Foto: Danilo Dans Alves

Wagner Ribeiro de Souza, mais conhecido como DJ Patife, é uma figura já conhecida pelo cenário do Drumnbass nacional e internacional. Disc Jockey desde o tempo em que as mixagens eram feitas em fitas cassete (final dos anos 80), o artista começou a sua trilha na Música Eletrônica nas garagens de amigos e aniversários. Ao longo da trajetória, Patife acumulou uma experiência inquestionável nas mais diversas pistas, palcos e emissoras de rádio por onde passou.

O Drumnbass.com.br em parceria com o portal Housemag.com.br, entrevisou uma das figuras mais importantes da história do Drumnbass nacional, confiram:

Drumnbass.com.br & Housemag.com.br : Jovens artistas do Drumnbass estão em ascenção no país e no exterior. Você observa alguma semelhança no trajeto destes jovens com o início da sua carreira?

DJ Patife : A principal semelhança é o amor por esse som e desejo em fazer algo e soar diferente. No mais, é difícil citar semelhanças porque são outros tempos. Na metade dos anos 90 por exemplo, produzir era algo para uma meia dúzia, pois não havia informação, acesso a equipamentos e tudo era bem complicado.

Drumnbass.com.br & Housemag.com.br : Drumnbass ontem e hoje. Nos dê uma análise do cenário atual do nosso país.

DJ Patife : Não há meio termo, você ama ou odeia. Sendo assim, independente da ascensão que ocorreu no início dos anos 2000 onde houve muito destaque para o D&B, somente quem ama e curte seguiu e segue esse som. Ao meu ver, o cenário é muito pequeno e isso é positivo, pois se tem vida longa e não fica uma coisa massante e chata onde todo e qualquer lugar que se vá lá está o som a rolar. É excelente ver quanta música é produzida aqui hoje; me deixa feliz ver o esforço que cada um faz para manter a chama acesa.

Drumnbass.com.br & Housemag.com.br : Grandes festivais internacionais possuem uma porta aberta para o gênero Drumnbass tanto no Brasil quanto no exterior. De que forma estas oportunidades colaboram para o cenário nacional? O que diferencia estes eventos com os festivais especializados em Drumnbass (como o Sun and Bass, por exemplo).

DJ Patife : É uma chance de mostrar para os que ainda não conhecem o D&B e aumentar o número de fãs. Eu particularmente sempre sou grato por poder participar seja lá do que for. Festival, clubs etc. O Sun and Bass é algo único e não dá para comparar com nada porque aquilo existe por puro amor ao som, todo e qualquer outro festival é um empreendimento.

Drumnbass.com.br & Housemag.com.br : Sobre a segunda edição brasileira do Tomorrowland, qual é a leitura que você pode fazer do evento? Quais foram as melhorias do stage "DJ Marky & Friends" e como foi a resposta do público ao palco dedicado ao Drumnbass?

DJ Patife : O evento é espetacular. Quinze ou vinte anos atrás não imaginaria que algo desse porte aconteceria por aqui. O stage Marky & Friends estava muito melhor localizado, melhor estrutura, ótimo sistema de som e luz. Fiquei muito satisfeito com quem dançou e curtiu enquanto eu tocava.

Drumnbass.com.br & Housemag.com.br : Em um cenário predominantemente "low BPM", quais são as dificuldades e as facilidades do Drumnbass em alcançar novos públicos?

DJ Patife : O Drumnbass não tem dificuldade e facilidade alguma. Sempre esteve e está tudo certo com D&B. O novo público é que está sendo moldado do jeito que deseja. O cenário hoje é de business e não amor à música, seja low, fast, deep, pop, rap, reggae etc. São poucos os verdadeiros amantes da música que fazem o que podem e o que não podem para continuar a fazer o que gosta e de fato fazer a diferença.

Drumnbass.com.br & Housemag.com.br : Quais são os projetos que você está envolvido atualmente? Quais serão as próximas datas que irá se apresentar? Podemos esperar alguma novidade do seu selo?

DJ Patife : Recentemente, aprendi a não falar do que não está pronto. Digo apenas que estou trabalhando, me unindo com pessoas que tenho afinidade musical, pessoal e que falam minha lingua. Apresentações semanais aqui em Brasília às segundas e quartas no Dudu Bar, onde toco de tudo um pouco daquilo que faz parte do meu perfil musical, e 25/07 vou para tour fora do Brasil onde fico até 17/09.

Drumnbass.com.br & Housemag.com.br : Dê uma mensagem para todos os fãs de Drumnbass no Brasil.

DJ Patife : Obrigado e muito obrigado por existirem, por serem os pilares desse nosso pequeno movimento que é tão grandioso para nós. Pois sem vocês nas nossas pistas nada acontece.