Por Drumnbass.com.br

English Version

O holandês, Teije van Vliet conhecido no Drumnbass como Lenzman, é considerado um dos melhores produtores da atualidade.

Artista exclusivo do selo Metalheadz do lendário Goldie, Lenzman desembarca no Brasil essa semana para se apresentar na festa DJ Marky & Friends que acontece no Audio Club.

Antes de chegar ao Brasil, ele respondeu algumas perguntas ao Drumnbass.com.br, onde abordou vários temas sobre sua carreira, influências musicais e sua ansiedade em tocar pela primeira vez em nosso país.

Confira abaixo a entrevista exclusiva de Lenzman para o Drumnbass.com.br.

Drumnbass.com.br: A dois anos, Bryan Gee nos concedeu uma entrevista dizendo que novas sonoridades como Dubstep e Trap surgem, tem o seu ápice mas não substituem o Drum & Bass. Você concorda com essa afirmação? Qual a sua opinião sobre o momento atual do Drum & Bass?

Lenzman: O que tenho visto no passar dos anos, é que surgiu uma divisão clara entre o Drum & Bass comercial e o chamado “underground”. Não que eu goste do termo “underground” pois ele me soa um pouco elitista. Com isso, quero dizer que o Drum & Bass está mais para uma vibe ou estado de espírito, do que uma música com gratificação impactante.

De certa forma é triste ver surgir essa lacuna, mas ao mesmo tempo sinto pouca conexão com as grandes faixas que estão chamando tanta atenção atualmete. Para mim, o mais importante sempre será a vibe de uma música, mais do que o impacto que ela causa na pista.


Drumnbass.com.br: Essa será sua primeira apresentação na América do Sul. Qual a sua expectativa para a festa DJ Marky & Friends? O que, o público brasileiro pode esperar?

Lenzman: Estou esperando por loucas vibrações boas! Marky é para mim umas das pessoas mais importantes, no que se diz respeito a souful Drum & Bass. E pelo que sei ele está representando suas raízes 100%. Então, espero que as pessoas cheguem pela música! O Brasil pode esperar Drum & Bass tocado direto da alma! Dá um olhada nos mixes em meu Soundcloud e você vai ter uma idéia do que eu estou falando!


Drumnbass.com.br: Sabemos que sua influência musical é baseada no Hip Hop. Além do Hip Hop, quais sonoridades te chamam atenção? Com relação a música brasileira, você conhece algo?

Lenzman: Honestamente, eu gosto de tipos diferentes de música. Eu tenho fases, na verdade, no momento estou escutando muito jazz antigo. Dos mais modernos, o LP "Ego Death” The Internets foi demais, eu gostei do mixtape recente de Erykah Badu, ela é a minha colaboradora dos sonhos, junto com a Sade. Eu gosto muito de Little Dragon, Frank Ocean, SZA, Snakehips...


Drumnbass.com.br: Em entrevistas recentes, você cita algumas dicas para que novos produtores possam ter seus trabalhos melhores expostos no mercado. Qual o erro mais comum que você observa nos novos produtores?



Lenzman: O erro mais comum nos novatos é um erro comum para todos. Falta de paciência.
É natural que para os novos produtores tudo seja novidade e excitação, ele querem ver as coisas acontecerem. Isso pode ser difícil já que é preciso esperar que o selo certo encontre você.
Eu acho muito melhor para sua carreira, que você lance poucas músicas boas e poucos selos bons, do que muitas músicas em muitos selos medíocres. É muito mais recompensador ser mais paciente nessa hora. Tente ser o mais crítico possível com o seu trabalho e se você não consegue entrar para os selos bons, isso pode ser um sinal de que você precise melhorar um pouco antes.
É um cliché, mas você só tem uma chance de boa primeira impressão, então, faça com que seja boa mesmo!


Drumnbass.com.br: Dentre aos produtores brasileiros, quem tem chamado sua atenção pela musicalidade, criatividade e ou qualidade técnica?



Lenzman: Oh, tem tanta gente boa no Brasil! Marky é obviamente o cara principal, mas eu também gosto do Bungle e também tem muita gente nova que eu gostei, como Chap, Level 2, Andrezz. Tem alguém que estou esquecendo e está com tudo no momento?


Drumnbass.com.br: Atualmente você é um dos nomes preferidos dentro do Drum & Bass, com isso naturalmente as pessoas passam a te seguir mais e acompanhar mais de perto seus trabalhos e muitos fãs devem pensar que você deve passar horas produzindo trancado em seu estúdio, é assim mesmo ou não, conte-nos um pouco sobre Teije, o que gosta de fazer, quais assuntos costuma acompanhar?

Lenzman: HAHA. Eu tento passar horas trancado em meu estúdio, mas infelizmente ele não trabalha sempre pra mim. Eu sou um cara movido a vibes e não bitolado em técnica, então eu confio em estar inspirado! E inspiração vem e vai. As vezes eu fico um tempão sem escrever nada significante e outras vezes eu tenho semanas loucamente produtivas.
Quando não estou trabalhando em uma música nova, estou ouvindo ou coletando Hip Hop, lendo livros (adoro Charles Bukowski no momento), procurando alguma receita para cozinhar ou assistindo baseball quando tem temporada.
Também me tornei pai, recentemente, então minha filha é a prioridade acima de qualquer coisa.


Drumnbass.com.br: Para finalizar, nos diga as 3 músicas de Drum & Bass que estão presentes em suas recentes apresentações e 3 músicas fora o Drum & Bass que você costuma ouvir e deixe uma mensagem para todo o público brasileiro que está ansioso pela sua apresentação.

Lenzman: Huumm difícil, tem muita coisa boa rolando no momento, mas três faixas que você vai ouvir com certeza com minha chegada no Brasil são:

Ulterior Motive – Stay (Lenzman Remix)
Um remix novinho que terminei para meus bons amigos Ulterior Motive. A vibe é bem diferente da original, então espero que as pessoas entendam. Acho que vai sair em 2016 na Metalheadz.

Anile – Wish List
Tenho adorado tudo do Anile e já faz um tempo que acabo tocando sua música em meus sets. Wish List é um novo trabalho dele e um dos melhores até agora. Gosto de verdade!

FD – Serious
Já toco essa há algum tempo, provavelmente o melhor de FD até agora e sempre causa uma reação incrível.

Brasil, estou chegando! Mal posso esperar e espero que o pessoal venha sentir a vibe conosco!

Clique aqui e saiba mais sobre Lenzman.

Garanta seu ingresso, clicando aqui e confira a apresentação de Lenzman na festa DJ Marky & Friends no Audio Club.