Por Daniel Maia.

A experiência vivida nestes primeiros dias de 2014 foi intensa.
Um convite feito pelo coletivo artístico de Minas Gerais "Beat Selecter" me deu a missão de representar o Drum and Bass do Brasil durante a primeira quinzena de Janeiro pela Europa no Festival "ArtBr".

O apoio crucial dado pelo programa "Música Minas" me colocou em uma turnê que renovou os ânimos após quase 20 longos anos de trabalho com o Drum and Bass, aqui na capital mineira.
Passei por Lisboa (Portugal), Barcelona (Espanha), Montpellier, Lyon , Dijon (França), Colônia e Berlim (Alemanha) onde fiz uma grande imersão cultural, bons contatos, muitas amizades, grandes aprendizados e ainda levei muito Drum and Bass Brasileiro para espantar o frio do inverno Europeu.



Voltei com excelente impressão de toda a galera européia em relação aos novos sons vindos do Brasil. Em Berlim me apresentei na "Refloat", noite semanal da dupla de produtores "Survey", que me receberam muito bem e com muita curiosidade sobre cena brasileira. Apesar de ser uma noite bastante voltada para o neuro, faixas como Miami Vice do Critycal Dub e Control do L-Side fizeram a casa cair.

Em Colônia, também foi perceptível a queda dos alemães pelos sons mais sérios. Após a fantástica noite promovida pela Beat Selecter dentro do festival ArtBr, pude pegar boa parte da Basswerk, um projeto local realizado em um galpão afastado do centro que teve como convidado o D-Bridge naquela noite. Foi possível ouvir algumas faixas de compatriotas como BTK e S.P.Y., e ter certeza de que o Drum and Bass produzido por brasileiros vai muito bem, obrigado.

Em Barcelona a história foi bem diferente. O interesse pelas sonoridades tradicionais brasileiras fez com que fosse possível tocar em duas ocasiões, quase que uma retrospectiva do Drum n Bass nacional. De faixas clássicas de XRS, Will e Drumagick, passando por novos tunes de Poeck, Duoscience, DJ Chap, BassReflex & Marnel e tantos outros grandes produtores e amigos, me dei conta do quão importante é o Drum and Bass do Brasil no momento atual de evolução que o som está passando no mundo inteiro.

A experiência foi realmente enriquecedora e me fez ter mais certeza de que precisamos trabalhar sempre juntos no Brasil. Vi um envolvimento grande entre diferentes núcleos e diferentes públicos, que geraram festas divertidas, com produtores satisfeitos onde com certeza o público saiu ganhando.

Bom, muito obrigado ao Portal www.drumnbass.com.br pelo espaço para compartilhar um pouquinho desta experiência e aproveito para agradecer de verdade a todos aqueles que direta ou indiretamente estão sempre dando forças para que o trabalho não pare. Amigos de todo o Brasil, DJs, produtores (obrigado especial àqueles que enviaram algumas tracks para ajudar na campanha), promoters, família, crew do Drum and Bass de BH, enfim, a cada um de vocês que me fazem permanecer firme nessa vida do
Jungle até hoje, muito obrigado.

Big up!

Segue abaixo uma pequena amostra de como o nosso drum and bass é respeitado e admirado na Europa.