Escrito por Dj Zigy
Fonte: Revista MixMag

A respeitada Revista MixMag, disponibilizou no início do ano a lista das melhores músicas e álbuns de 2013.
Dentre as músicas mais executadas no mundo, o Drum´n´Bass foi muito bem representado por artistas mundialmente consagrados.


Na lista dos melhores álbuns de 2013, aparecem:

Calibre Spill (Signature Records). Posição 22.

Lançado em Maio de 2013 com 13 músicas e participações de Steo na música “Wilderness” e Chimpo na música “Start Again” da um toque especial ao álbum.


Chase & Status é o duo de produtores londrinos de Drum and Bass Saul Milton e Will Kennard. Apesar de se especializarem em drum and bass, o duo produz uma série de estilos: o breakbeat, o dubstep.
Lançado em Outubro de 2013 Brand New Machine (EMI) dispensa comentários, vários estilos em um único álbum e alcançar esse status é para poucos. Posição 34.

Na lista de melhores músicas de 2013, foram listadas as 100 melhores ou mais tocadas, e as representantes do Drum´n´Bass nessa lista são:

Rockwell Detroit (Shogun Audio)
Thomas Green, londrino vem ganhando espaço no mundo do Drum n Bass, com músicas lançadas em gravadoras de renone dentro do Drum´n´bass, mas foi na Shogun Audio que ganhou mais visibilidade no mercado, ROCKWELL está começando a construir uma reputação de seus sets ecléticos e fazendo sucesso em festivais como o Roskilde e Global Gathering, vale o prêmio. Posição 54.



Calibre Close To Me (Signature Records)
Dominick Martin, o produtor de drum´n´bass mais aclamado pelos amantes do Liquid Funk, uma publicação para falar deste artista seria pouco, a última apresentação dele em São Paulo foi emocionante, pois vi muitas pessoas chorando, nunca presenciei fato igual no Drum n Bass, Calibre aparece duas vezes na lista da MixMag , como o melhor Álbum e com a musica Close to me.
Lançada em Maio, tem sua marca registrada, bem melódica e bem construída harmonicamente, vale o prêmio. Posição 80.



Total Science feat Riya See Your Face (Shogun Audio)
Total Science dispensa comentários, lendários dentro do drum´n´bass a parceria com Riya, coroada como a rainha do Drum n Bass e nomeada como melhor vocalista da atualidade rendeu belos frutos em 2013.
Nos últimos anos a Shogun Audio sem duvidas se tornou uma fábrica de hits, não poderia ser diferente com a maravilhosa ‘See Your Face’ lançada em Agosto de 2013, vocês duvidavam que não estaria na listagem? Posição 83.



Technimatic The Evening Loop (SGN:LTD)
Projeto Technimatic , junção de Technicolour (Peter Rogers) Komatic (Andy Powell), vem se destacando graças a fabrica de hits Shogun Audio, The Evening Loop faz parte do EP "Intersection", é uma ótima música mas é a única da lista da MIXMAG que não chamou muita minha atenção sabendo que Technimatic tem potencial para fazer músicas de indiscutível excelência. Posição 84.



Blu Mar Ten feat Agné Genyté Somewhere (Blu Mar Ten)
Particularmente eu sempre gostei das produções deste trio composto por Leo Wyndham, Chris Marigold e Michael Tognarelli, formado na década de 90, eles já remixaram músicas de grandes artistas como Erykah Badu , Annie Lennox, Alicia Keys, Terry Lee Brown Junior entre outros, e foram remixados por Marcus Intalex, DBridge, BCEE entre outros.
A música ‘Somewhere cantada por Agné Genyté que também tem um grande histórico musical, foi uma junção fantástica, e o resultado não poderia ser diferente. Foi uma das melhores gravações de Blu Mar Ten e também do ano de 2013, lugar cativo na listagem. Posição 88.



Noisia & Calyx & Teebee Hyenas (Vision Recordings)
Se contarmos a história de cada um teríamos que fazer uma publicação separada, as músicas destes produtores sempre estão bem comentadas e tocadas, Hyenas
Lançada em outubro de 2013 conquistou o público logo na semana de lançamento, vale a pena conferir!!! Posição 92.



Da considerável fatia do mercado que o Drum And Bass representa para o cenário da Música Eletrônica mundial, faltaram na lista da MIXMAG mais músicas e álbuns se levarmos em consideração o número de produções em 2013.
Por se tratar de uma votação a nível mundial, percebemos que somente os mais populares aparecem.
Outro ponto importante, é o trabalho das gravadoras em todos os sentidos para fazer o Drum n Bass chegar ao MainStream, o mais importante é termos representantes em listas de grande expressão como da MIXMAG.

Até a próxima.