Por Drumnbass.com.br

Principal duo brasileiro no cenário mundial do Drum & Bass, o projeto ALIBI formado pelos amigos Fábio (DJ Chap) e Pedro (Level 2), tem a cada ano colhido ótimos frutos em sua trajetória, graças a um trabalho feito com muita seriedade, competência e humildade . Com faixas sendo executadas pelos principais DJs da cena mundial nos quatro cantos do mundo.

Além claro de sua canções, não podemos deixar de destacar suas apresentações nos principais festivais e casas noturnas mundo a fora.

Com uma trajetória tão consistente e como forma de encerramento de um clico, Fábio e Pedro acabam de lançar o primeiro álbum autoral do projeto ALIBI. Com isso é claro que, não poderíamos deixar de conversar com a dupla que além de fomentar a cena com este grande projeto, carregam consigo a bandeira do nosso Brasil mundo a fora.

Vamos lá!

Desde já agradecemos por nos conceder essa entrevista, esperamos que vocês gostem. Desejamos vida longa ao projeto ALIBI, e que vocês levem a produção brasileira ao alcance de novos ouvintes.

Drumnbass.com.br: Normalmente quando conversamos com o artista sobre determinado lançamento, a primeira pergunta que paira é: Como nasceu a ideia, mas nesse caso vamos um pouco adiante, claramente um álbum para qualquer artista significa o fim de um clico e começo de um novo. Seguindo nessa tocada, quais foram os maiores desafios até aqui e qual o momento mágico para vocês?

ALIBI: Primeiramente, queremos agradecer pelo espaço e por esse bate papo. Sem dúvidas um álbum é um dos pontos mais altos na carreira de um artista, nós diríamos até que é um tipo de saquinho de experiências, porque você acaba colocando ali tudo que você aprendeu no decorrer do tempo, nós começamos a produção do Álbum fazem 3 anos aproximadamente, acredito não existiu um tipo de desafio porque foi feito sem pressão, a V Recordings deu carta branca pra montarmos o tracklist, e fazer do jeito que acharmos que seria legal, mas acho que o maior desafio foi tentar fazer o nosso melhor em cada faixa, sem dúvidas. O nosso momento mágico foi abrir o plástico do LP e ver todo aquele trabalho de 3 anos ali na nossa frente, sem dúvidas foi um momento mais alto do Alibi até agora.

Drumnbass.com.br: O nome escolhido para batizar o primeiro álbum é um nome forte, “Dito e Feito” ele certamente reflete uma trajetória que não fora nada fácil, e com certeza passa um filme na cabeça de vocês, afinal ser produtor de Drum & Bass e começar aqui no Brasil não é fácil, esse nome é uma espécie de desabafo?

ALIBI: Soa como um desabafo né, mas não foi. Grande parte foi por nós travarmos um desafio diário contra nós mesmo, correr atrás, aprender, ter a humildade de saber que tudo tem seu tempo, talvez a chave esteja ai, nosso maior inimigo é a procrastinação e isso foi uma coisa que a gente sacou lá atrás! Não é fulano, nem ciclano.

Drumnbass.com.br: Ponto a se destacar em “Said & Done” é a versatilidade deste álbum, com faixas para diferentes momentos da pista, vocês conseguiram explorar as mais diferentes nuances do Drum & Bass – consideram que esse é o caminho, explorar atmosferas variadas?

ALIBI: Sim, tentamos fazer o álbum de forma que resumisse todo o trabalho que fizemos, sem regras, apenas música, assim como nos nossos sets, aonde não seguimos uma linha somente, estamos feliz com o resultado.

Drumnbass.com.br: Anteriormente a “Said & Done”, podemos conferir grandes faixas produzidas por vocês, algumas delas eram para ter feito parte deste álbum? Ainda sobre detalhes, qual foi o critério para escolha das faixas?

ALIBI: Sim, na verdade parte do Inception EP era pra ter saído no Álbum, mas como nosso cronograma não estava definido ainda, e tínhamos um limite de faixas pra prensar no LP, acabamos optando por montar o EP antes do álbum, não existiu um critério "X" pra escolha das faixas, nós só tentamos colocar a nossa essência e mostrar os diferentes caminhos que exploramos.

Drumnbass.com.br: Quanto à escolha das parcerias, algumas delas compreendemos que fazem parte da trajetória da dupla, agora outras são inéditas como Takura, Sofi Mari, Cleveland Watkiss e Lorna King, esses nomes já eram um desejo de vocês ou foram oportunidades que surgiram durante a construção do LP?

ALIBI: Foi um prazer enorme trabalhar com todos esses artistas, e cada um teve uma história nesse livro, alguns já tínhamos vontade de trabalhar antes mesmo do álbum como o Cleveland, que somos fãs desde que ouvimos sua voz pela primeira vez, o Takura a Lorna e a Sofi Mari foram collabs que vieram no decorrer do álbum, e todos fizeram trabalhos incríveis.

Drumnbass.com.br: Agora sobre a parte comercial, obviamente que os esforços agora serão para divulgação deste belo álbum, quais os lugares que irão se apresentar e por quanto tempo estarão no tour de divulgação?

ALIBI: Sobre a parte de divulgação do álbum, o staff da V está fazendo um trabalho bem legal, tivemos um Guest mix no programa do Rene Lavice, entrevista e upload de música no UKF, e na In-Reach, já tivemos algumas apresentações no início do mês passado, e nesse próximo mês temos apresentações em Londres no Fabric, em Bristol & Manchester (UK); na noite da Mainframe em Viena (Austria) onde somos residentes e em Nürnberg (Alemanha). Temos mais algumas datas para confirmar também, estamos bastante ansiosos!

Drumnbass.com.br: Momento bastidores, normalmente todo artista tem uma mania ou um ritual na hora de produzir, com vocês é diferente ou também possuem algum traquejo que poderiam compartilhar conosco sobre “Said & Done”?

ALIBI: Passar um café antes de sentar no estúdio é um ritual que acreditamos que a maioria dos produtores tem! (aqueles que bebem café, né?!)

Drumnbass.com.br: Quando falamos de dicas a serem compartilhadas, normalmente vêm a clássica “tenha paciência ou nunca desista de seus sonhos” – além disto, alguma outra que ALIBI possa compartilhar com o público brasileiro?

ALIBI: Sim. A dica é: não procrastine! Ninguém é seu inimigo na sua jornada, o maior responsável pela sua trajetória é você mesmo, estude, assista tutoriais, troque experiências com outros produtores (acredite, ninguém sabe tudo) tente melhorar a qualidade das suas músicas sempre, quando você estiver na dúvida se a faixa está boa ou não, faça uma alto crítica REAL, coloque pra bater com aquela música que você gosta, ai você vai ter a noção da sua evolução, quando você sentir que ta soando bem, ai sim, comece a mandar pros DJs e selos, e por último, mas não menos importante vem a dica clichê, “paciência”.

Drumnbass.com.br: Jogo rápido...
A que mais deu trabalho?
ALIBI: Todas deram um pouquinho. O mais trabalhoso foi o tracklist final.
A que foi mais tranquila?
ALIBI: Scuffed
A Preferida?
ALIBI: Difícil escolher, todas tem um cantinho especial em nossos corações.

Drumnbass.com.br: Aquele recado especial para a cena brasileira.

ALIBI: Gostaríamos de agradecer a cada um que acompanha nosso trabalho, que compartilha, que toca, que ouve em casa, estamos felizes e realizados com o trabalho e foi um prazer compartilhar isso com vocês, esse ano tem mais coisas bacanas vindo por ai!! BIG UP!!

Para adquirir "Said & Done" nas lojas oficiais, clique AQUI.

Ouça as faixas.