Por Andrew Santos.

Colaboraram com as fotos: Dans e Tati Piassentini.

Alegação em favor da música. Justificativa que faz desses dois grandes DJs e produtores com vários hits, se livrar da culpa de não estarem ociosos.
Até porque eles estão produzindo muito! DJ Chap e Level 2 falam sobre sua nova parceria: o duo ALIBI!

Conversei com os dois e rolou um papo de como a parceria começou, as novas sonoridades, seus objetivos e novidades sobre o projeto. Confiram!

Andrew Santos - As fusões são o novo marco dessa geração: grandes empresas se aliam umas as outras em busca de um resultado maior. Isso já é bem popular na música também. Em que momento as idéias de vocês se encontraram e como foi criado o ALIBI?



DJ Chap: Olá Andrew & drumnbass.com.br crew! Tudo começou em 2013. Estávamos na casa do Pedro (Level 2) junto com Critycal Dub e o Andrezz, produzindo a faixa “Changes”, que saiu pela Chronic.

Level 2: A idéia veio algumas semanas depois, a fim de criar um
codinome para a assinatura da música. Em 2014 começamos a trabalhar juntos e desenvolvemos 4 faixas em uma semana, daí a decisão: retomamos a ideia do ALIBI juntos, com um propósito diferente. Queremos atingir novos horizontes e também criar uma nova perspectiva musical, com tonalidades um pouco diferentes das nossas próprias produções e do que vem se fazendo aqui no Brasil.



Andrew Santos - Mesmo com o ALIBI lançado recentemente, existem registros de vocês produzindo juntos pela Liquid V e Chronic Records. Faixas como "Changes" e "Skys the Limit" já possuem a assinatura de ambos, portanto a parceria é antiga?

DJ Chap: Sim, antes de rolar o ALIBI ou qualquer outra coisa somos amigos! (risos)... Também produzimos algumas faixas em parceria. Particularmente, uma das que mais gosto se chama “Golden Years”, que abre o volume 5 da compilação Liquid V Club Sessions.

Level 2: Sim, somos amigos de longa data, e sempre trocamos ideias, referências, o lance do ALIBI foi apenas tirar do papel essas combinações de ideias e colocar em prática.



Andrew Santos - "Last Call" é uma das músicas que mais me agradam, pela melodia. Me remete a clássicos dos anos 90, como Music in My Mind, do Adam F... harmonia com simplicidade e uma força sem igual. "Hideaway" é aquela música mais pista, porém com seriedade, cabeçuda, difícil de ficar parado.
Na maioria das vezes os produtores se unem para associar idéias que tem em comum e, pelo que ouvi de vocês, percebo justamente o contrário: o contraste nas músicas é o que chama a atenção. O que vocês realmente consideram como a "sonoridade ALIBI"?


DJ Chap: Estamos tentando criar uma sonoridade própria através desde contraste que você mencionou. E nessa tal sonoridade, visamos coisas diferentes das habituais e, claro, sem deixar de lado o jeito “Brasileiro” ou até mesmo o nosso lado “DJ”.
Queremos fazer músicas para o dancefloor tanto quanto para sentar e escutar em casa, relaxado no sofá. Às vezes até passamos mais tempo criando timbres e descobrindo novas harmonias que se encaixem nas músicas. Legal é que, ao mesmo tempo, um começa o projeto de uma música no período da manhã e o outro termina a noite, e vice versa. Também, ao contrário de muitos produtores, estamos conseguindo nos juntar e produzir até o término da música.



Level 2: O ALIBI veio justamente com essa proposta, as músicas normalmente não tem nada parecido do que fazíamos separadamente. Isso que é o mais legal: algumas outras faixas como Silhouette por exemplo, não é uma música dancefloor, mas é uma das que mais me agradam, pela sonoridade e arquitetura da mesma, estamos pensando em tudo... do techno ao trap, 110 bpm, drum and bass, acho que isso que nos inspira.



Andrew Santos - Individualmente, vocês já chegaram bem longe: Chap remixando Protone & Roy Green, foi remixado pelo Random Movement... Level 2 remixou Cabin Fever, tem uma compilação a "Viva Brasil" pelo selo V Recordings. A necessidade de fazer algo novo se faz presente, mas também faz parte do contexto não perder a essência. Com base nisso, qual é o “álibi", a “carta na manga” em 2015? Quais são as metas para este ano?

DJ Chap: Bom, para este início de 2015, estamos produzindo música. As sessões em estúdio estão sendo o nosso foco. Queremos ter um bom material em mãos, com qualidade nas mixdowns, para assim termos as direções corretas. Esperamos atingir lados diferentes dos habituais.

Level 2: O ano de 2015 é promissor, posso dizer que estamos bem contentes com o que já vem acontecendo conosco, pelo suporte que já estamos tendo. De certa forma, por mais que sejamos conhecidos individualmente, é um novo projeto, começando do zero. Idéias diferentes, nome diferente. A única coisa que trouxemos conosco foi a maneira de discotecar, isso não tem como mudar. Estamos trabalhando com alguns vocalistas e isso nos empolga bastante. O que vier vai ser consequência, quero pensar dessa forma.


Andrew Santos - Como fã de ambos, desejo todo o sucesso do mundo para este projeto, que já faz parte de podcasts e programas de rádio dos melhores artistas do drumnbass... Deixe sua mensagem ao leitor do nosso site. Grande big up ao ALIBI!

DJ Chap: Agradeço pelo espaço cedido aqui pelo Andrew e pelo Drumnbass.com.br. Também estou muito contente com os ótimos feedbacks e suporte que estamos recebendo. Eu gostaria de frisar aqui o meu enorme carinho com todos os nossos parceiros e amigos que acompanham e que estão presentes no dia a dia, pois pra mim, este ciclo de amizades e de pessoas boas que estão ao meu redor vale mais do que qualquer outra coisa!
A nova geração do drumnbass brasileiro só tem a crescer, vejo pessoas honestas e que estão dispostas a trabalhar. Esse é o caminho. Big up!



Level 2: Andrew, Obrigado pela entrevista e a toda a crew do Drumnbass.com.br , acho que o Chap já conseguiu falar por nós dois. Agradeço sempre por estar rodeado por pessoas do bem, amigos e parceiros. Nem digo só os djs e produtores, falo também por quem está na pista, que está ali prestigiando o trabalho, afinal de contas quando não estamos do lado de dentro da cabine, estamos na pista dançando também. Aguardem, em breve vamos ter novidades! BIG UP!


Para saber mais sobre ALIBI, acessem:

Soundcloud Alibi

Facebook Alibi

LEVEL 2
Release Level 2

DJ CHAP
Release DJ Chap