Por: Lucas Portilho de Faria Cunha (Entrevista realizada em parceria com o portal Housemag.com.br)

A exatamente um ano atrás, entrevistamos One87, responsável por promover o palco dedicado ao Drumnbass na edição belga do festival Tomorrowland.
One87 é artista, produtor e curador da festa Star Warz.

Com passagem em diversos festivais e casas noturnas internacionais, Jurgen já assumiu o controle dos players da Fabric (Londres), Cable (Londres) e, recentemente, na edição brasileira da “Terra do Amanhã”.

Em parceria com a HouseMag.com.br conversamos novamente com o belga e na entrevista abaixo ele aborda o cenário do Drumnbass nacional e internacional. Você confere os detalhes deste papo abaixo:

Drumnbass.com.br & HouseMag: DJ Marky assina o palco "DJ Marky & Friends" no Brasil, assim como você assina o "Star Warz" na Bélgica. Qual é a principal diferença entre os dois projetos? E as semelhanças? Ambos possuem o mesmo conceito? E como foi a sua experiência de tocar no Tomorrowland Brasil? E a resposta do público?

One87: Ambos convidamos artistas os quais apreciamos pessoalmente, então dessa forma o nossos conceitos são parecidos. Eu gostei muito de tocar e estar no Brasil; O clima é muito melhor do que na Bélgica! Amei a hospitalidade também. Eles [o público do Tomorrowland Brasil] são demais, adoram uma boa festa e participam dela.

Drumnbass.com.br & HouseMag: Alguns DJs de DrumnBass possuem o hábito de usar turntables em vez de CDJs. Com o crescimento da venda de vinis, você acha que mais profissionais tendem a usar mais toca discos para suas apresentações?

One87: Alguns artistas sim, outros não, alguns talvez optem por usar CDJs pela facilidade de tocar por via USB, eu suponho... depende do que você está realmente procurando como um DJ.

Drumnbass.com.br & HouseMag: Quais são as responsabilidades do universo Drumnbass com a crescente venda de vinis? O que os artistas estão fazendo para influenciar este mercado?

One87: No Drumnbass parece que ambos os rótulos, underground e comerciais, ainda estão usando o vinil. Não tenho certeza se Drumnbass é um grande contribuinte para o cenário global de vinil, mas tudo ajuda eu presumo.



Drumnbass.com.br & HouseMag: Como você coordena a sua vida pessoal e artística?

One87: Manter-se focado e trabalhando de forma eficiente é essencial. Além de não se divertir muito.

Drumnbass.com.br & HouseMag: Com a ascensão da Electronic Dance Music globalmente, você acha que o Drumnbass tende a se reinventar? Novas formas de produção musical, novos festivais especializados e assim por diante?

One87: É claro! Como sempre foi nesse cenário; Você não conseguiria sobreviver todos esses anos sem renovação, eu acredito. As produções melhoram o tempo todo porque os produtores continuam tentando superar os limites, usando novas técnicas, equipamentos no estúdio, e isso em todos os diferentes estilos dentro do drum and bass. Um nível muito elevado de produções é algo muito típico no dnb. E ao fazer isso novos sons e estilos acabam surgindo.

Drumnbass.com.br & HouseMag: Quais são os projetos futuros do One87? Algumas idéias paralelas para o Star Warz? Dedicação no estúdio? Uma turnê internacional?

One87: Manter o “Star Warz” no caminho certo e fazer meus shows são as coisas principais. Eu sou um grande fã de Drumnbass, então isso tudo, felizmente, acontece de forma natural.

Drumnbass.com.br & HouseMag: Quinze anos de Star Warz. Quais foram os melhores momentos, inovações e artistas?

One87: Tivemos vários momentos especiais. Mas, para ser honesto, todas as edições são especiais. Ampliando os limites mais e mais. Mas se eu tiver que citar um em específico, seria a Star Warz XL que fizemos em 2009; Foi uma vibe simplesmente extraordinária!

Drumnbass.com.br & HouseMag: Você acompanha o cenário de Drumnbass brasileiro? O que você acha deste cenário? Por favor, diga-nos se você tem um artista favorito, selo e evento.

One87: Sim, claro! Eu acompanho o Marky e o seu selo, o "Innerground". Além dos produtores como S.P.Y, Unreal, Alibi, L-Side, C.a.b.l.e e muitos outros artistas do Brasil. Eles possuem um grande potencial! E estou ansioso para ver o que o futuro nos trará.


Drumnbass.com.br & HouseMag: Como é o cenario do Drumnbass na Bélgica? O aspecto cultural do país influencia o movimento de Drumnbass? Existe alguma semelhança entre os cenários de outros países?

One87: Nós temos um cenário Drumnbass muito saudável aqui na Bélgica e na Europa. Todos os estilos são bem representados e tenho muito orgulho disso! Eu acho que este cenário mantém-se motivado e influenciando o tempo todo, não importa qual seja o país.

Drumnbass.com.br & HouseMag: Na sua opinião: Qual é a importância da mídia especializada (e geral) para o cenário de Drumnbass? Há alguns anos, de alguma forma, os eventos cobertos estão sendo eficazes?

One87: Todos os meios de comunicação são importantes para se manter a coisa toda em movimento, seja na TV, no rádio, na internet ou em outdoors.

Drumnbass.com.br & HouseMag: O que fazer para apoiar o cenário Drumnbass nacional? O “Star Warz” tem alguns patrocinadores, e o apoio de Tomorrowland também. Você acha que o uso de marcas são uma boa maneira de apoiar este cenário? É benéfico ou maléfico para os movimentos independentes? Por quê?

One87: Eu acho que trabalhar com investidores e patrocinadores é necessário para sobreviver, então, eu acho que é uma coisa positiva, certo?

Drumnbass.com.br & HouseMag: Por favor, deixe uma mensagem para os fãs do Drumnbass no Brasil.

One87: Por favor mantenham o bom trabalho aí, o mundo está escutando.