POR ANDREW SANTOS

Além do amor, a vontade de fazer.

Esta é a segunda matéria sobre as festas de Drum’n’Bass no Brasil, onde conversei com dois dos responsáveis pela principal festa independente em atividade em São Paulo: a festa Forbass & Tendence.

David (da dupla Critycal Dub) e Thiago UN contam sobre o início e a fusão entre os núcleos, a comunicação com o público, a residência na Trackers, o que eles esperam dos DJ´s que passam pela festa e as novidades ainda para esse ano. Confira esse bate-papo, que foi bem bacana!

DRUMNBASS.COM.BR - A Forbass & Tendence acontece há quase quatro anos. Lembro-me bem das festas Tendence na Zona Leste, por volta de 2005 – um projeto que deu certo, mesmo dividindo com outros estilos, como Techno e Trance – e sempre com a pista mais cheia em todos os eventos.
Para esse novo momento, como foi definido tal fusão? Qual é o segredo pra manter a regularidade por tanto tempo?


DAVID: Olá Andrew!
A fusão foi definida em conversa com o responsável pela Tendence, o DJ Tikko, e já tínhamos algumas ideias de fazer algo junto e rolou. Acho que o segredo é sempre o trabalho, sempre trabalhando para nossas festas, independente de todas as dificuldades que encontramos.

THIAGO UN: A Fusão foi bem natural. O Tikko tocou na festa de estréia e na terceira edição fizemos a festa juntos. Desde então continuou as duas festas juntas, hoje o nome já é algo único. Não tem um segredo, na verdade foi uma soma de ideias diferentes: a festa foi formada por três forças: o David com as ideias da sua festa, chamada Manifesto Eletrônico (Que acontecia em Diadema), o Tikko com as ideias da Tendence e eu, que vim com minhas ideias que tinha com a Ziriguidrum. Fazer a festa acontecer foi muito difícil, mas manter é pior ainda. Sempre pensamos que antes de ser uma diversão como muitos acreditam, a festa é um trabalho sério, ela não pode ser ruim, vazia nunca, não por ego.
Além de nós que organizamos, existe um monte de gente por trás que depende dela acontecer para receber, desde a tiazinha da limpeza, designer, caixas, segurança, Barman, Hostess, VJ, DJs... No final a lista é muito grande, passa de 30 pessoas. Então buscamos fazer algo o mais "sério" e divertido possível, que agrade a todos, nosso trabalho é fazer com que o entretenimento soe natural.


DRUMNBASS.COM.BR – Numa concorrência acirrada entre eventos(não somente de d&b, mas em todos os estilos), o diferencial é o conteúdo que cada festa apresenta: Temas bem-humorados como as hashtags #bassnoprédio e #chamaosindico.
O que a Forbass & Tendence considera fundamental, para soar diferente de todas as outras?


DAVID: As Hashtags foram uma forma bem humorada de criar algo para poder ter um referencial da festa, tipo hoje tem BASSNOPRÉDIO ou CHAMA o SINDICO e a galera abraçou e veio a somar.

THIAGO UN: Na verdade as brincadeiras foram surgindo de maneira espontânea. As hashtags foram logo quando saímos da Fordiesel para a Trackers. A hashtag #bassnoprédio foi uma forma de mostrar que a festa seria realizada em um espaço diferente. Outra hashtag que se refere à mudança é a #chamaosindico vem de um trecho da musica de Jorge Ben, “W Brasil”.
A hashtag #lugardegentefeliz foi uma homenagem à bagunça que rola na festa, porque além da parte musical a festa se compõe de vários outros componentes. Somos um ponto de encontro mensal, bate papo, paquera e diversão, por isso as pessoas saem de casa. Com tudo isso as pessoas acabam entrando nesta brincadeira.Tanto antes como depois da festa, eu posto uns memes de internet interagindo de forma engraçada e convidativa. Os DJs e frequentadores da festa participam em situações que marcam cada um e esta brincadeira é levada de maneira saudável.
Tudo isso é muito natural, hoje o entretenimento está muito baseado no marketing e é difícil você competir com festas que tem uma agencia de publicidade por traz, incentivos fiscais e patrocínios, então tentamos ao máximo humanizar a festa para não ficar algo sério demais.


DRUMNBASS.COM.BR – Nessa nova trajetória, a festa começou na (extinto) Fordiesel e se consolidou na Trackers, um dos lugares mais legais da noite paulistana. Com o fechamento do prédio, qual ideia o núcleo tem para os próximos eventos?

DAVID: Sim. Nossa festa já passou por lugares como Fordiesel e Nostro Mondo e consolidamos na Trackers. Foi lá que a festa começou a tomar um formato e ter uma identidade. Infelizmente a casa está fechada por um tempo para regularização do imóvel, mas esperamos brevemente estar na nossa querida residência. Recentemente fizemos uma edição no Mono Club. Para os próximos eventos estamos ainda definindo algumas coisas para que o lugar que a gente faça a festa seja com a cara do nosso publico e que se sintam a vontade na festa.

THIAGO UN: Por agora estamos apenas pensando nesta festa de três anos, que é uma grande empreitada, estruturalmente. Após esta festa vamos sentar e pensar sobre qual será a trajetória. Acredito que assim como nós, o público também esta na expectativa do retorno da Trackers. Fazer a festa como ela é, com 2 a 3 pistas, com a estrutura que desejamos, é algo bem complicado de se encontrar.


DRUMNBASS.COM.BR - Na linha de frente estão David (Critycal Dub), Tikko, Thiago UN e o Mole Junglist. (me corrijam se tiver mais pessoas, por favor)
De um modo geral, o que mais pesa na tomada de decisões? Acredito que lineup seja bem complicado de fazer, já que três dos organizadores são DJs... Há muito conflito entre ideias ou cada um de vocês já tem uma função pré-determinada dentro do núcleo?


DAVID: Sim. Compõe o núcleo também Thiago Borges (a outra metade do Critycal Dub), tem o Nulze que sempre está dando uma força para gente… E entramos na parceria com a GRAV.up, festa do nosso amigo (e também DJ) Esc.. A tomada de decisões sempre é muito difícil, ainda mais se tratando de festa. Sempre o lineup é o que mais pesa.

THIAGO UN: Apesar de ser um numero grande de pessoas na organização, o lineup é bem tranquilo, todos colocam suas opções e é tudo votado. Hoje um ou outro DJ que leva publico em massa, no final buscamos a coerência. Normalmente fica uma média de 1/3 do lineup com residentes, 1/3 de novos talentos e 1/3 com DJs “mais rodados”. Temos uma lista onde é sempre atualizada e fechamos um lineup que agrade a todos. Queremos que toque de tudo um pouco na nossa noite, pra não ficar muito segmentado e também que esta escolha de DJs seja vendável. Não adianta colocar apenas o gosto pessoal e no resultado final, a festa não encher.


DRUMNBASS.COM.BR – A Forbass & Tendence também abre espaço pra muitos talentos, isso mostra que existe preocupação não somente com os novos DJs, mas com o cronograma das festas. Pergunta que também vale para os já consagrados: o que se leva em consideração quando um DJ é convidado para participar da festa? Quais são os critérios para se apresentar na Forbass & Tendence?

DAVID: Nossa festa já deu oportunidade para mais de 40 DJs nestes 03 anos de festa, somente na pista Forbass & Tendence. Então, acho que hoje é a festa que mais da oportunidade para os DJs de drum’n’bass. Sabemos que tem muitos DJs que ainda não tocaram mais com certeza ainda irão mostrar seu trabalho na nossa pista. Critério, sempre buscamos quem realmente faz algo hoje, comparece nas festas, apoia, entrega sets , ou mostram seu trabalho de algum jeito, sejam produzindo musicas, festas, mas que realmente esteja apoiando e fazendo algo produtivo.

THIAGO UN: Quando recebemos o convite para fazer a festa na Fordiesel, a primeira coisa que fechamos (até antes do nome) é que seria uma festa para colocar todo mundo que estava sem espaço para tocar. Seria mais trabalhoso criar ela assim, e arriscado de não dar certo, mas trabalhar na contramão poderia ser o diferencial e acabou dando certo, até pelo esforço de todos. Nestes três anos passaram pela cabine quase 80 DJs.
Ainda hoje a proposta de colocar novos DJs é arriscada, nem todos encaram isto como oportunidade. Desta forma, estamos mais criteriosos para fechar estes novos nomes. Alguns sequer compartilham o flyer que irá tocar, alguns nos surpreendem e fazem excelentes sets, mas já tivemos problemas de DJs que abrem a pista e 00h30min já estão tocando pesado, ai da 3h da manhã e a pista não aguenta mais porque subiram a vibe mais cedo. Mas estamos sempre à procura dos novos talentos, recebendo sets nas festas.


DRUMNBASS.COM.BR - Agora vamos falar de novidades. Com o calendário deste semestre já fechado(as próximas festas seriam em 03/09, 04/10, 15/11 e 06/12), como vocês trabalham o pré e pós-festa? Soube que há muitas surpresas, dentre elas algumas atrações internacionais. Dá só uma brechinha do que está por vir...

DAVID: Já tínhamos fechado calendário até o final do ano, porém houve mudanças - devido a hoje não termos uma residência fixa. Mas em breve divulgaremos as novidades, apoios e novas parcerias. Estamos trabalhando para fazer grandes festas. Sobre as atrações internacionais, com certeza teremos novidades até o final do ano, estamos confirmando algumas coisas, assim que tiver algo concreto informaremos nas nossas paginas.

THIAGO UN: Este calendário por enquanto esta cancelado, por causa do fechamento temporário da Trackers. Estamos trabalhando muito para dar continuidade, talvez ele retorne com as mesmas datas já agendadas, mas a principio estão canceladas. A surpresa é o Annix, no dia 20 de Setembro, nosso próximo convidado. Assim como os novos talentos, também temos uma lista de atrações que estamos estudando, conversando e negociando. É bem complexo, porque tem que vir na data certa, não ter uma grande festa no dia ou próximo, os custos das atrações, bem como o publico gostar das atrações.


DRUMNBASS.COM.BR - Parabéns pela resistência e obrigado por participar conosco. Deixem um recado para seus seguidores!

DAVID: Obrigado pelo espaço cedido, e por fazer este trabalho.
Pedimos sempre o apoio, pois não é fácil fazer festa. Pedimos sempre que as pessoas apoiem, compartilhem, chamem os amigos, e compareçam nas festas. Hoje e difícil manter uma festa, para que elas ocorram do jeito que vocês querem, com convidados nacionais de nome e até mesmo DJs gringos, vocês precisam apoiar, comparecer. Sem isso fica difícil a festa rolar.

THIAGO UN: Obrigado a todos que comparecem as festas. Não só a nossa, como em todas as outras festas de D&B. A presença de cada um faz com que não morra um gênero que tanto amamos - ainda mais em um país que tudo vira moda rapidamente. Fazer festa é difícil, fazer festa de D&B é pior ainda e só não desistimos ainda porque acreditamos e amamos esse som que nos move. Estamos preparando um super evento para o dia 20 de Setembro, com o convidado especial diretamente de Londres Annix, do selo Playaz, compareçam a nossa bagunça! Chamem os amigos para curtir o BASS com a gente! Peace.



Para maiores informações sobre a festa de 3 Anos da Forbass & Tendence, clique AQUI.

Confira abaixo, o Teaser feito por Mole Junglist, para a festa de 3 Anos da Forbass & Tendence com Annix (UK).