Matéria por ANDREW SANTOS

Revisado por BRUNO DE PIERRO

MAUÁ X DRUM’N’BASS: UM CASO DE AMOR

O portal foi até a cidade de Mauá, na região do Grande ABC, para conhecer o Mandala Lounge & Bar, que em pouco tempo já é referência para o Drum’n’Bass atual – incentivando novos talentos locais e interagindo com os principais artistas do gênero.
Conversamos com o Eduardo Araujo, sócio-proprietário do Mandala e DJ há 20 anos. Ele fala sobre as referências, a cultura noturna da cidade e algumas estratégias para as noites do club. Confira a entrevista.

1. Dos projetos no inferninho Electro Café(que calor absurdo!) no final dos anos 90, as grandes festas da CokeLuxe até os dias de hoje, no Mandala. A cidade de Mauá tem um caso de amor com o Drum’n’Bass... Boa parte dos dj´s e produtores do estilo, apesar de serem conhecidos em outras regiões, mora na cidade. Como descrever esse diferencial?

Eduardo Araujo: Acho que uma parte se atribui a sorte de morarem pessoas interessadas em ouvir algo diferente. A outra é pela referência: O DJ Banana, que sob o comando da Cokeluxe no inicio dos anos 90, influenciou pessoas como eu e outras a se tornarem DJ´s e apostarem em músicas fora do convencional, do que era imposto pelas rádios. Com o passar dos anos chegamos ao Drum’n’Bass. Seguir influenciando outras pessoas foi uma questão de tempo até ter a gama de dj´s e produtores, como B-Liquid, Roy, Chap, Andrezz, Simplification, entre outros.

2. Quais são os prós e contras relacionados à cultura noturna e o entretenimento na região? O que você acha que mudou na noite dos últimos anos pra cá, e quais são as possíveis soluções pra um melhor resultado?

Eduardo Araujo: Temos como ponto positivo o surgimento de novos DJ´s e Produtores de alto nível. Em contrapartida, é nítida a falta de grandes promoters da noite como havia antes. Atualmente o DJ tem que ser promoter,tocar, produzir suas faixas e levar público.
A Cokeluxe era uma grande referência para a cidade. Tivemos o surgimento de outros clubs, mas infelizmente a música eletrônica perdeu o espaço que tinha. Sejam quais forem os motivos, isso pesou bastante. Mas ainda há solução! Basta ter um número maior de pessoas que, como eu, tem a coragem de acreditar que vai dar certo e fazer eventos e festas oferecendo qualidade e entretenimento a todos.


3. Além de empreendedor, você também é DJ e acredita muito no resultado dos artistas locais. Isso só aumenta a credibilidade do Mandala em relação aos eventos na cidade e com os convidados de outras regiões. Qual o segredo na hora de revelar os novos talentos?

Eduardo Araujo: Na verdade não tenho segredos. Acho que fui abençoado por Deus por ter feeling, sentir que posso acreditar nos talentos daqui. Quando vejo o esforço, humildade e vontade de aprender, eu incentivo através de oportunidades, pois palavras não mixam ou produzem uma track.
Revelei e ajudei muita gente aqui na cidade, seguirei fazendo isto. Sinto realizado quando vejo o DJ fazendo a pista, colocando a galera pra dançar, o feeling vai super bem. Quando recebo uma produção do cara e digo pra mim mesmo: “Putz! Que foda!”... é porque está no caminho certo. Exemplo disso é o DJ Roger Bari e o produtor L-Side, que já despontou mundialmente.


4. Com menos de três meses, o Mandala já é sucesso na região e aposta em noites fixas de Bass Music, tendo como carro-chefe o Drum’n’Bass. A galera mais nova tem curtido e está presente em todas elas. Como funciona a divulgação/promoção de vocês?

Eduardo Araujo: Além dos amigos, hoje as redes sociais são 70% do processo de divulgação. É o promoter de hoje em dia (risos!)... O restante ainda fica por conta de material impresso (flyers, cartazes, etc.) e o famoso téte-à-téte. Às vezes você encontra um amigo ou conhecido que não possui contato via web e faz o convite pessoal. Sem contar que a pessoa encara tal convite com mais credibilidade. Essa estratégia ainda é a melhor de todas.


5. Conte pra nós algumas novidades que teremos no Mandala em breve, e deixe um big up ao leitor. Desde já é um prazer ter o Mandala como referencia no Drum’n’bass!

Eduardo Araujo: Além dos nomes da cidade que estão a todo vapor, teremos novos talentos no qual já estou de olho e que estarão na cabine do Mandala. Os consagrados também, tivemos DJ Andy recentemente e em Outubro receberemos o querido DJ Patife. Estamos em negociação com DJ Marky. Temos também a festa Blackminds, festas temáticas como Fantasy, Halloweene partydrinks estão sendo planejadas com a cara do Mandala, dando prioridade aos sons mais eletrônicos e soul/funk/grooves.

Obrigado a todos, espero ter colaborado de forma positiva para os leitores do www.drumnbass.com.br

Venham conhecer o Mandala! Big up!

O Mandala Lounge Bar, está localizado em Mauá, na Rua São Silvestre, 31.